Profissionais brasileiros gastam 91,2 horas por ano na solução de conflitos
Podemos praticamente afirmar que muitos gestores e empresários não sabem que, segundo pesquisa realizada pela Oxford Psychology Press, os profissionais brasileiros gastam 91,2 horas por ano na solução de conflitos. Ou seja, aproximadamente 11 dias do ano são perdidos tentando solucionar desacordos que perturbam o fluxo de trabalho no ambiente profissional.
Nas empresas brasileiras, as principais causas de desentendimento são o estresse e o choque de valores. Em outros países, as causas são, principalmente, diferenças de personalidades, luta de egos, estresse e pressão por conta da alta carga de trabalho.
Solução do conflito - Já muito utilizado na Europa e na Argentina, a mediação corporativa vem ganhando espaço nas empresas do país como forma de ajudar as partes a enxergarem de outras maneiras o conflito e a chegarem a um consenso em relação à resolução do mesmo. Desta forma, contribui para a melhoria do clima organizacional e, consequentemente, impacta diretamente nos resultados das empresas.
Para a psicanalista e mediadora, Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira, a mediação é uma alternativa milenar, agora institucionalizada, que traz uma mudança de paradigma na resolução de conflitos, permitindo, assim, a reestruturação das relações. “Tendo a escuta como alternativa, a mediação possibilita aos participantes, através da construção de narrativa, a chance de reverem suas verdades, promovendo flexibilidade e empatia. Auxiliados pelo mediador, os colaboradores desarmam suas resistências, permitindo-se a falar de suas dificuldades, enxergando o outro e a demanda de mediação de outra forma. A partir da mudança de padrões comportamentais, linguísticos e relacionais contribui-se para uma solução satisfatória para todos.”, explica Rita.
Para a psicóloga Júlia Ramalho Pinto, Mestre em Administração de Empresas e coach, a utilização da mediação nas empresas do Brasil ainda é muito nova, mas é uma tendência. Por isso, resolveu oferecer esse serviço, em parceria com a mediadora Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira, para as empresas. “Durante os atendimentos de coaching fui observando que a mediação de conflitos era uma demanda implícita. Não basta o gestor trabalhar suas questões e sua forma de agir de forma isolada, é um sistema. O que acabava acontecendo, muitas vezes, era que outras partes envolvidas com o gestor acabavam fazendo o processo de coaching também. Agora, além do coaching, estamos melhorando as relações de trabalho através da mediação”, revela Júlia.
Etapas e benefícios da mediação - Segundo estudos, 90% das questões mediadas no ambiente corporativo são resolvidas. “A mediação é uma ferramenta com uma boa relação custo-benefício, pois é extremamente eficiente na resolução de vários problemas e conflitos comuns ao ambiente de trabalho”, afirma Júlia Ramalho Pinto.
Para obter resultados positivos na mediação de um conflito, Rita Andréa Guimarães Pereira Carvalho revela que algumas etapas são fundamentais, como: esclarecer o processo, identificar o conflito, ajustar funções e expectativas, redefinir posições, apontar alternativas, dimensionar perspectivas de futuro e fechamento do processo.
Rita relata que não há lugar específico para a mediação, pode ser familiar, civil, comunitária, organizacional e, até mesmo, escolar. “Na Argentina, que há uma maior tradição no uso dessa alternativa, é comum vermos mediadores mirins nas escolas. A mediação traz resultados importantes. Mesmo que não se alcance o consenso, sendo bem feita, por si só já responsabiliza as partes pela posição diante do conflito, convidando a se colocarem na outra posição da relação”, finaliza.
Sobre Rita Andréa Guimarães Pereira Carvalho - Psicanalista e mediadora. Mestranda em Mediação (APEP /Intitut Universitaire Kurt Bösch-IUKB) e colaboradora do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA/SP), ela possui também formação em psicanálise, psicoterapia de grupo, Mediação e Arbitragem (FGV). Coordena e ministra cursos, palestras e conferências sobre mediação.